O Broadcast e Streaming ou a transmissão de imagem e áudio são tendências mundiais, não apenas em emissoras de televisão e rádio ou em estúdios, mas em todos os tipos de plataformas de conteúdo e, principalmente, nas redes sociais. 

Segundo um estudo feito pela Cisco, empresa de tecnologia da informação, a transmissão ao vivo já corresponde por 5% do tráfego de vídeo da internet, a expectativa é que esse valor terá um aumento de 15 vezes chegando a 17% até 2022.

Confira esse guia completo com todas as informações sobre Broadcast e Streaming para entender como funcionam e o que são esses tipos de transmissões.

Você sabe o que é Broadcast & Streaming?

Broadcast significa transmitir em larga escala e essa transmissão, de qualquer tipo de conteúdo, pode ser feita via satélite, rádio, fibras ópticas e cabos. Os principais exemplos de meios de comunicação que fazem o uso do broadcast são as emissoras de rádio e de televisão, que enviam sinais por ondas eletromagnéticas para os aparelhos eletrônicos.

Streaming é a transmissão de imagem e áudio via rede de dados de computadores e dispositivos móveis. Esse tipo de transmissão facilitou o consumo de vários tipos de mídia em qualquer local. E também foi responsável por dar origem às plataformas de conteúdo como o Youtube, Spotify, Netflix e entre outros. 

Saiba como funcionam as transmissões de imagens e áudios

1 – Equipamentos de captação

Para fazer uma live ou transmissão com um alto nível de qualidade, é necessário equipamentos profissionais que irão fazer toda a diferença no resultado final do seu projeto, alguns produtos não podem faltar, entre eles: câmera profissional, mesa de corte ou edição também conhecido como switcher, ter bons microfones pode fazer toda a diferença na qualidade da captura do áudio e uma boa iluminação causa uma ótima experiência aos receptores da sua transmissão.

2 – Computador com conexão a internet

Uma boa conexão com a internet é fundamental para as transmissões não falharem, pois qualquer instabilidade que ocorra durante o streaming pode fazer aparecer uma tela preta ou travar a cada instante.

Outro ponto muito importante é que o computador tenha uma excelente placa de captura, pois ela será responsável pela transferência da mídia para o PC. 

3 – Transformar o formato do arquivo e fazer o Broadcasting

Com a mídia em formato bruto será necessário realizar o encoding, isso significa converter o conteúdo captado para um formato de arquivo que seja adequado para a transmissão via web. Existem diversos programas de computador que fazem isso. 

Após realizar o encoding, basta publicar essa mídia na plataforma de conteúdo desejada com código embed (tag HTML) que foi gerado para este arquivo e compartilhar para o seu público. 

O que pode beneficiar a transmissão de imagem e áudio? 

  • Boa infraestrutura
  • Ótima qualidade da imagem
  • Internet estável
  • Bons microfones
  • Cabos e conectores compatíveis
  • Iluminação adequada
  • Câmeras de alto desempenho
  • Divulgação da transmissão 

Como adquirir equipamentos Broadcast & Streaming

Conte com a LiteVision para fazer transmissões de áudio e vídeo com os equipamentos das excelentes marcas e com a melhores condições do mercado. Entre em contato conosco, explique a ideia do seu projeto e encontraremos as soluções ideais para obter resultado finais surpreendentes para os seus negócios.

Deixe seu comentário

Minimo de 4 caracteres